Você pode achar que estar em todas as redes sociais hoje resolve tudo. Mas para o marketing digital, ter um site profissional faz toda a diferença. As vantagens são evidentes: melhora sua imagem, traz mais vendas e, com isso, mais lucratividade. E para ter resultados de verdade em um mundo altamente competitivo e com os olhos voltados para a internet, o seu negócio precisa de um site que de fato faça isso por você. Vamos explicar aqui todos os motivos para você decidir investir de vez em um site profissional.

Neste artigo, você vai saber:

  • RO que é um site profissional
  • RAs vantagens tecnológicas de ter um site profissional
  • RComo um site profissional ajuda a construir sua imagem
  • RComo um site profissional faz você aparecer mais
  • RA diferença entre estar nas redes sociais e ter um site profissional
  • RPor que ter um site profissional ajuda a acompanhar os resultados

O que é um site profissional – Ou: qual desses cafés você compraria?

Imagine que você vai ao supermercado comprar café. Chega na prateleira e encontra apenas duas marcas, as duas desconhecidas.

MARCA 1
A embalagem de uma delas traz uma foto bonita, mostra de forma clara as informações sobre o produto e informa os canais da marca para qualquer dúvida ou reclamação. De quebra, traz um QR Code para assistir um vídeo da torra e moagem dos grãos, e uma receita de como fazer um café gelado com sorvete.

MARCA 2
A outra embalagem tem uma foto bonita também, mas parece que você já viu em outro lugar. As informações sobre o produto não são fáceis de achar. Apresenta um e-mail que não é da marca. Tem uma receita também, mas a letra é tão pequena! Além de tudo, o papel da embalagem é mais frágil, parece que o café não está protegido.

 Sabendo que o preço é igual, qual desses dois cafés você compraria?

 O primeiro é um site profissional e o segundo, não. Ficou clara a diferença?

Um site profissional é feito por quem conhece design, redação, usabilidade, tecnologia e marketing. Cria credibilidade, favorece o relacionamento, entrega o que é necessário, é personalizado e pensa em tudo para que os buscadores (como o Google) encontrem você. Isso tudo elimina dificuldades de comunicação e acesso, ficando fácil navegar em qualquer aparelho ou tamanho de tela.

Além de tudo, um site profissional focado em vendas usa técnicas específicas para direcionar o cliente para a ação da compra ou contratação já no primeiro acesso. Ter um site profissional é estar muito à frente do concorrente que optou por fazer um site amador.

Apareça para os buscadores

Quando você está somente em redes sociais, sua presença digital ainda é restrita. Ao ter um site, sua empresa ganha mais visibilidade para os robôs que realizam as entregas dos buscadores, como o Google.

Isso significa que ter um site é ter oportunidade de aparecer melhor nos resultados das buscas, especialmente se o site for construído levando em consideração boas práticas de SEO (Search Engine Optimization – em português:“Otimização para Mecanismos de Busca”). 

Além disso, o seu site serve de fonte de informação para buscas sobre empresas na sua região. Ou seja: por estar divulgando seu endereço, o seu site mostra o seu negócio mesmo para quem não está buscando especificamente pelo seu serviço. E isso é um resultado que aparece muito rapidamente para quem tem um site profissional.

É importante saber que ter um site profissional é a base para a realização de estratégias de marketing digital. Sem ele, muitas ações não são possíveis e o investimento feito acaba sendo desperdiçado.

Você em dia com a tecnologia

Quando você tem um site amador ou desatualizado, está inevitavelmente para trás. A tecnologia está sempre evoluindo para criar novas barreiras contra invasores e até mesmo resolvendo problemas que antes nem sabíamos que existiam. Estar em dia com os recursos de segurança e funcionalidade é algo que um site profissional oferece.

Da mesma forma, com todos os recursos tecnológicos disponíveis, você atende mais e muito melhor. É o que permite que você atenda seus visitantes automaticamente e com qualidade a qualquer hora do dia e em qualquer dia do ano. Você vende, responde perguntas básicas, adianta processos. Isso é realmente trabalhar por você.

Sites antigos ou amadores geralmente têm problemas quanto à responsividade. Um site responsivo é aquele cujo conteúdo e layout se adaptam de acordo com o tamanho da tela do usuário. A navegação de um site responsivo é sempre simples e intuitiva, porque os elementos são fáceis de serem encontrados. Isso tudo proporciona uma melhor experiência para quem navega, e buscadores como o Google levam essa boa experiência em conta na hora de selecionar os sites que indicará como melhores resultados. 

Construa uma imagem de credibilidade

Um site profissional é como uma vitrine bem planejada e produzida: ela nos transmite muito mais confiança para entrar e comprar. Quando sua empresa tem um site feito por profissionais, a imagem transmitida é de mais compromisso e qualidade, pois tudo é pensado para proporcionar uma experiência desse nível.

Ao ter seu próprio site, uma empresa tem na internet o seu endereço, exclusivo e único. Isso gera credibilidade e mais confiança, além de contribuir na construção de uma imagem de autoridade no segmento em que atua. Todos os espaços do site podem ser destinados a demonstrar o valor da empresa: sua apresentação, seu histórico, sua equipe, o portfólio de trabalhos realizados, depoimentos de clientes já atendidos, blog com espaço para responder a comentários dos leitores, chat, entre outros.

Crie independência das redes sociais

Estar nas redes sociais hoje significa estar muito mais perto de seu público, disso não resta dúvida alguma. Mas elas não devem ser encaradas como destino final de quem segue a sua empresa. Redes sociais são canais de geração de tráfego, e servem para atrair seu público para o seu site, o seu espaço, e lá poder perceber o quanto você é relevante no seu segmento.

Ter um site profissional traz independência das redes sociais, pois possibilita que sua audiência fale direto com você e crie dentro do seu espaço o vínculo que você deseja ter com ela. Lá, você pode criar conteúdo e ser dono dele, já que não está usando um espaço de terceiros para publicá-lo.

No seu próprio site, sua empresa tem a opção de criar uma comunicação muito mais personalizada, com formatos e layouts específicos, atendendo as necessidades de seus clientes e também a suas metas e objetivos.

Observe os resultados de perto – nada melhor do que o olho do dono

“O olho do dono é o que engorda o boi”, diz o ditado popular.

Ao possuir seu próprio site, sua empresa tem total conhecimento do quanto as pessoas chegam e navegam por ele. Através da observação de suas métricas, você pode mensurar com muito mais facilidade o desempenho do seu site, e, com isso, pode efetuar as mudanças necessárias para aumentar suas taxas de conversão.

Isso significa que você fica muito mais próximo de seus resultados, podendo de fato verificar de perto o que está acontecendo no dia a dia da sua empresa no mundo digital. É o benefício do olho do dono.

Agora que você já conhece as vantagens de ter um site profissional, que tal saber muito mais sobre marketing digital e como alavancar suas vendas?

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